segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Salve Rainha - 2 parte
A VÓS BRADAMOS, OS DEGRADADOS FILHOS DE EVA.
Nós rezamos em uma das orações eucarísticas que "se por Eva entrou o pecado no mundo, por Maria entrou a graça". Eva sempre foi a figura da mulher desobediente, frágil, infiel, que se deixou tentar pela serpente. É a figura dos que substituem Deus e idolatram os prazeres que o mundo oferece. Eva é considerada a mulher do pecado. Sua queda junto com Adão provocou na comunidade os grandes dissabores e as maiores atrocidades que temos visto. Fruto da ganância, o pecado isntalou-se no coração das pessoas e desviou-os da sua essência.
Más, a divina misericórdia retoma o curso das primícias da Criação. Deus pensa cotidianamente no bem dos que escolheu. Se em Eva temos a imagem da mulher frágil, em Maria vemos a fortaleza e toda oposição ao pecado. Maria é a Nova Eva que retoma os desígnios do Éden. Por meio de Maria nos é dada a salvação, o Novo Éden, o paraíso que tanto buscamos e que não está distante. A serpente agora já não poderá nos desviar, pois em Maria vivemos a liberdade e o discernimento.
Nós, os degradados filhos de Eva, não temos mais motivos para a escravidão da alma. A degradação encerrou-se com a vinda de Jesus. Nós somos filhos da luz, estamos imersos no Espírito de Cristo, por isso "levamos este tesouro em vasos de barro".
Más, ainda há muitos que desperdiçam a vida e optam pelo deus da morte, que faz perder a confiança, que mata os sonhos, que gera violência, que pratica infidelidade. Há muitos nas ruas se consumindo em uma vida sem sabor, pensando em si e reforçando a mentira. Este paraíso não existe, mas este Adão e esta Eva ainda vivem. Toda vez que optamos pela degradação, pelo mal, nos deixamos tentar pela astúcia da serpente e trazemos de volta os pais do pecado.
Maria a Nova Eva aponta as saídas: uma vida em Deus. Onde Deus não está, nada está! Os corações cheios de Deus sabem defender-se dos embustes causados pelo pecado, sabem reconhecer que a dignidade está acima das vãs preocupações, vivem de acordo com a vontade do Senhor. Se a porta é estreita é justamente para que nos esforcemos. Estreita, porém jamais fechada. A passagem para o paraíso é longa e amarga. Mas, plenamente segura. A certeza de que somos de Deus é que por meio de Maria fomos salvos. O menino que ela amementou e nutriu é o "Caminho, a Verdade e a Vida".
O batismo nos faz novas criaturas. Deixamos o Adão e a Eva de lado e nos encontramos com a Verdade. E onde está Maria? Com toda a certeza quando somos batizados ela está ao lado, conosco no colo, nossa madrinha, traçando o sinal-da-cruz em nossa testa, mostrando nosso peito, para que o óleo da vida penetre, e acendendo a vela do círio, para que a luz de Cristo nunca se apague.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário