terça-feira, 24 de agosto de 2010

Salve Rainha - 3 parte


A VÓS SUSPIRAMOS, GEMENDO E CHORANDO, NESTE VALE DE LÁGRIMAS....

Alguém já se perguntou por que existe tanto sofrimento no mundo? Não é preciso ir longe para ver o sofrimento estampado no rosto de tantas pessoas: nas ruas, nos hospitais, na família, no trabalho, na Igreja. As dores estão por toda a parte. E quem será o culpado de tudo isto? Será Deus? Ou será os homens?.
Para os ignorantes na fé certamente culparão a Deus por todas as barbáries do mundo. Mas, para os homens e as mulheres de fé, Deus certamente não tem nada a ver com isto, pois se ele viu que tudo era bom e se encantou com sua criação, não pode nos causar mal algum.
Recorremos a Maria para entender a origem do sofrimento. Nós poderíamos dizer que se Maria foi escolhida para ser a mãe do Senhor, então ela não tinha o direito de sofre.Antes de tudo ela é criatura, mulher, humana. Já experimentou o sofrimento na Anunciação, quando o anjo deu aquela assustadora notícia: será a mãe do Salvador. Depois Simeão revelou que uma espada de dor transpassaria seu coração já pré-anunciando a morte do filho. E finalmente vemos Maria na hora da condenação, na viacrúcis e aos pés de Jesus no calvário.
Se vasculharmos o tempo podemos imaginar também que Maria sofreu na despedida do Filho, quando ele começou sua missão pública. Toda mãe quer o filho perto,separar-se é um momento doloroso. Maria chorou, derramou lágrimas. Doeu o coração ao ver o Filho morto. Feriu-lhe as acusações dos mestres da lei e dos fariseus. Sofreu impotente. Rezou e confiou.
Ela tem muito a nos ensinar. Passamos por muitos vales de lágrimas e sofrimentos. O sofrimento ajuda a amadurecer a humanidade e prepara o caminho a santidade. Saber sofrer com sentido é a chave para entender a vida e os seus dramas. Aqueles que fogem do sofrimento serão eternos sofredores, amargos, angustiados, revoltados, pois não entendem que o caminho para a perfeição é  a cruz. Maria estava aos pés da cruz e carregou sua própria dor. Chorou e silenciou. Refletiu e amou.
E o que fazer para sofre com dignidade? A esperança é a luz da escuridão.Disto Maria sabe muito bem. Não podemos nos desesperar diante dos holocaustos. A graça de Deus age silenciosamente na perseverança de cada um. O mundo está banhado em lágrimas. Quiçar consigamos tocar os corações e fazê-los acordar para a fé. Com a ajuda de Nossa Senhora e com a Eucarístia no coração entenderemos que a oferta que Deus nos faz é para a felicidade de todos.
A vós recorremos mãe querida. Dai-nos o melhor vinho que cura as amargura e restaura a vitalidade da alma.Que das nossas lágrimas surjam fontes de água viva para saciar a sde da Criação. Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário