Quando nós entramos em uma loja, capela e até mesmo em um aloja de artigos religiosos para ver ou adquirir uma imagem, a primeira coisa a observar antes da escolha são "os olhos". Nós estamos acostumados a ver as imagens, rezar diante delas, leva-las para casa sem antes conhecê-las e ver se nelas estão os traços da piedade que motivou aquele santo ou santa a dar a vida por Cristo.
Na oração que estamos meditando nos é oferecida a oportunidade de contemplar o olhar de Maria. Essa experiência deve ser feita por cada um de seus filhos. Quando você estiver diante de uma imagem de Maria, pode ser um quadro, uma estampa, não deixe de olhar nos olhos dela. Esse olhos misericordiosos nos falarão tudo de que precisamos ouvir antes mesmo de dizermos uma palavra. Faça um exercício com sua imaginação diante das cenas bíblicas que mostram a ternura de Maria.
Imagine Maria diante do anjo com seu olhar de espanto e admiração. Pense na cena do nascimento de Jesus quando Maria olha pela primeira vez para o menino, que maravilha! Imagine quando ela visitou Isabel e foi chamada de bem-aventurada, seus olhos brilharam de tanta alegria! Imagine seus olhos atentos nas bodas de Caná, quando faltou vinho e ela viu o milagre acontecer! Imagine Maria aos pés da cruz agora com seu olhar de dor, de tristeza, de solidão, lembrando da espada amarga em seu coração! Imagine a mãe no Petencostes sendo consolada pelo Espírito!
Ao longo de sua vida, os olhos de Maria contemplam o profundo amor de Deus. A piedade sempre a envolveu. Poderíamos até substituir "olhos misericordiosos" por "esses olhos piedosos" que nos conduziram igualmente ao centro do mistério de Cristo. Não podemos confundir piedade que significa "amor e respeito pelas coisas sagradas" com puritanismo, que não condiz com atitudes santificadoras. A piedade caminha com a misericórdia. Um coração piedoso sabe acolher, não julga, não aponta os erros, não condena, simplesmente volta-se para o céu. Por isso, os santos santos estão sempre com os olhos voltados para o céu, pois para olhar por nós antes de tudo buscam a luz de Deus, vêem Deus e nos tocam com o sue amor.
Maria será sempre a mãe misericordiosa e piedosa a nos olhar desde o céu. Em linguagem simbólica, Maria nos olha desde cima, nos toca a alma, para que do nosso frágil barro nos elevemos ao Altíssimo. A graça desce e nós ascendemos! Peçamos a Maria que nos conceda muita luz para olharmos as pessoas com piedade e respeito. com dignidade e compaixão. Quando sentirmos desaparecer a chama da fé, olhemos para o céu ou para os olhos de Maria. E, se isto nos faltar, olhemos para quem está próximo. Deus aí está!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário